quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bases: Escolhendo a sua!!!

Olá Amoras!!!
Gente o post de hoje é gigantesco, por isso, recomendo você já ir até preparando a pipoca antes de começar...rs

Hoje eu resolvi falar sobre um assunto que TODO MUNDO já falou, e que vocês devem estar "carecas" de saber:

Escolher a Base!!!

Eu reluto um pouco em falar sobres as mesmas coisas que outras pessoas falam, porque, além de eu detestar coisas repetitivas, não quero parecer plagiando ninguém...

Mas esse assunto não tem jeito, afinal, falar de BASE é BÁSICO!!! (dã!!!)



Ai...ai... =]


A minha forma de escolher a base não segue muito à regra de outras blogueiras por aí, a maioria se preocupa com a cor primeiro, bem, na minha lista de prioridades, este é um dos últimos itens a ser destacado!

Então vamos lá?

Primeiro item:


  • tipos de pele


  • Qual é o seu tipo de pele? Você sabe? Tem certeza?

    Os tipos de pele são divididos em 4:

    1- Alípica (seca)

    2- Eudérmica (normal)

    3- Mista (oleosa na zona T)

    4- Lipídica (oleosa)

    Como saber qual o seu tipo?

    1- Se você não tem cravos, espinhas, nem poros dilatados, e a pele chega a ser até meio opaca, a sua pele é SECA (pouquíssimas pessoas no Brasil tem este tipo de pele...);

    2- Se você não apresenta cravos, espinhas, nem poros dilatados, mas tem um aspecto saudável com um brilho natural, PARABÉNS, a sua pele é NORMAL;

    3- Se você não apresenta espinhas (ou uma aparece de vez em quando), mas tem alguns cravos somente na zona T, assim como poros dilatados, a sua pele é MISTA;

    4- Se você apresenta cravos e poros dilatados, com ou sem espinhas, por todo o rosto, sinto dizer que, realmente a sua pele é OLEOSA.

    Eu sempre achei a minha pele um pouco ressecada, e por consequência a definia como seca (inclusive já escrevi em várias postagens afirmando isso!), pois eu estava enganada!!! A minha pele é MISTA, pois apesar de ser ressecada, eu apresento alguns cravos na zona T do rosto e poros dilatados. Uma pessoa pode ter a pele oleosa, mas o estado da pele ser desidratado (ou ressecado)!!!

    Como assim Day?

    É porque muita gente confunde óleo com hidratação, lembra que eu já disse aki que óleo não hidrata??? Ele apenas ajuda a segurar a água já existente na sua pele, evitando que ela evapore!

    A minha mãe é um clássico exemplo disso, ela acha que a pele dela é oleosa porque transpira demais, mas na verdade a pele dela é mista, tanto faz o quanto ela transpira...

    Por isso que, independente do seu tipo de pele, você sempre deve hidratá-la, inclusive antes da make, lembra que todo maquiador diz isso?

    Os estados de uma pele são 4:

    1- Desidratada (seca ou oleosa);

    2- Seborreica;

    3- Acneica;

    4- Sensível

    Agora que você já sabe o seu tipo de pele e o estado em que ela se encontra, fica 50% mais fácil, escolher a sua base, mas não se iluda, se o seu problema não é a oleosidade, e sim a transpiração, como no caso da minha mãe (hiperidrose), não há base que vá resolver isso, é como tentar tampar um vasamento com um creme, o coitado não dá conta...rs

  • cobertura

  •  
    Agora você vai escolher a cobertura!!!

    1- Se você é uma lindinha de 15 anos, que não tem nem uma sardinha para disfarçar, não vai querer passar uma base de cobertura TOTAL, né? Não tem necessidade!!!

    Uma base de cobertura LEVE já é o suficiente para você, eu recomendo as BASES em PÓ, como a Studio Fix da MAC, ou da Mary Kay. Elas são fininhas e dispensam o uso do pó compacto.

    2- Se você já tem algumas manchinhas, espinhas ou cicatrizes pequenas, aí você pode escolher uma base de cobertura MÉDIA! Essas bases normalmente são LÍQUIDAS ou em MOUSSE e muitas marcas possuem seus exemplares!!!

    3- Mas se você precisa de uma MEGA correção no seu rostinho lindo, uma base de cobertura TOTAL é a solução, as marcas Mary Kay, Dermablend e MAC possuem este tipo!!!

    Obs: Lembrando, porém, que para peles maduras, que já possuem rugas, o melhor é a base líquida de cobertura LEVE a MÉDIA, pois nós queremos disfarçá-las, e não evidênciá-las mais ainda!!!

  • acabamento


  • O acabamento é fácil!

    1- Se você tem a pele mista a oleosa, não vai querer que ela brilhe mais ainda, o acabamento deve ser MATE;

    2- Para peles secas o acabamento deve ser LUMINOSO.
  • textura


  • São várias:

    1- BASES em PÓ (compacta ou solta);

    2- LÍQUIDAS (textura mais fina, aguada);

    3- CREMOSAS (textura mais densa, não escorre);

    4- MOUSSE ( parece cremosa mas só sai da embalagem com o pincel, esponja ou espátula);

    5- PANCAKE (a embalagem é de pó compacto e funciona melhor com esponjinha)

    6- SPRAY (nunca experimentei, mas acho que a intenção é usá-la diretamente no rosto e dar polimento com pincel, se for espirrá-la primeiro no pincel o desperdício será absurdo e você logo irá se arrepender da compra...)  

  • cor


  • Agora sim, depois que você já decidiu as suas preferências, você vai escolher a cor!!!

    Não tem jeito, tem que testar no rosto, de preferência começando na mandíbula descendo um pouco para o pescoço, ninguém merece ficar andando de máscara por aí!!!

    No Brasil as marcas ainda oferecem poucas opções de cores ao consumidor, as marcas que mais recomendo no quesito variedade, são Mary Kay e indiscutivelmente a MAC.

  • FPS


  • Você não é obrigada a escolher uma base com FPS, porém você terá que usá-lo de alguma forma, e esqueça essa história de que proteger a pele é coisa só pro dia!!!

    Os raios UV estão presentes em TODAS as fontes de luz, então mesmo durante a noite, se você ficará exposta às luzinhas que farão a iluminação do ambiente, FPS no rostinho fófis...rs

    Bem, acho que é isso!!!

    Se você gostou do post, não gostou, acha que falta alguma coisa, ou se eu enrolei mais ainda o seu cérebro, me avisa nos comentários!!!

    BJO!!!

    6 comentários:

    1. Minha pele é oleosa e uso a Colorstay da Revlon e amooo...
      Bjus
      =)

      ResponderExcluir
    2. Day, esse assunto de pele e bases pra mim é uma confusão só!!
      Eu tenho a pele mista, então minha pele é meio oleosa em certos pontos e muito secas em outro, péssimo! Daí eu comprei a base em mousse da maybelline, e não me dei muito bem. Ela deixa BEM claro onde a pele está seca e, onde não está, deixa oleosa! Foi péssimo. Até hoje, a melhor base que comprei foi da Mary Kay (cobertura média), só que a cor era um pouco escura, e um tom acima, ficava claro demais. Vou evr se compro essa base nova (releitura dessa antiga, para peles mistas e oleosas), porque ela tem mais opções de cores. Só estou esperando ver epssoalmente, porque é difícil decidir assim, olhando no monitor =/

      Um beijo, day!! Adorei o post... sou tipo DOIDA por bases!!!

      ResponderExcluir
    3. Que bom encontrar vcs por aki meninas!!!
      Kelly: Eu tb tenho uma dessas, e em breve vou experimentar!!!
      Mari, vc precisa mesmo de uma base específica para pele oleosa, eu tb uso da Mary Kay e ADORO!!!

      ResponderExcluir
    4. Ah, esqueci de falar! Recentemente adquiri uma base da vult, mas foi só um "quebra galho". Ela é OK, mas a cobertura é bem leve e, pra variar, acho que comprei o tom errado. Sou péssima pra descobrir a cor certa! =(

      ResponderExcluir
    5. Gostaria muito de saber o que é uma base HD reamente, funcionalidade e o que ela tem de diferente das outras? e principalmente queria saber pq tem tantos tutoriais de pessoas ensinando a fazer base hd usando uma base liquida comum, pó e pomada pra assadura tipo hipoglos? o que uma coisa tem haver com a outra?
      Adorei o blog... vou acompanhar... espero ser respondidaaa... bjus =)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi linda, tudo bem???
        Desculpe a demora na resposta, mas a vida anda meio turbulenta, aí o blog fica de ladinho, coitado...
        Na verdade a base HD é para dar akela mega disfarçada nos defeitinhos da face, como as outras, mas com alta cobertura e sem pesar, parece que é a pele natural da pessoa! É ótima para peles oleosas, pois dá uma boa segurada na oleosidade, existem outras bases que fazem o mesmo trabalho, mas sabe como é o marketing, lançam um produto já existente com um nome novo, e dá o booommm no mercado!!!
        Agora, esse negócio de fazer base HD eu nunca tinha visto, até pesquisei um pouco antes de te responder, mas sinceramente não gosto da idéia não! Com tantos produtos bons e preços acessíveis, pra que fazer isso? Sem contar que hipoglós é puro óleo, não sei como isso pode dar certo...
        Que bom que você gostou do meu cantinho!!! Volte mais vezes!!!
        BJO!!!

        Excluir

    Que bom te ver por aki!!!
    Deixe seu comentário e eu responderei o mais breve possível!!!
    BJO!!!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...